Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Porque Urucum EcoPrint ?

Breve relato de como um pé de urucum se transformou no nome de nossa marca Urucum EcoPrint

Antes de mais nada , vamos nos apresentar :

A Ariadne, vocês já conhecem, pois ela se apresentou em nossa pagina Quem Somos, mas agora quem redige este post , é seu marido Augusto , seu companheiro nesta jornada, consultor comercial e empresário.

Mas vamos falar sobre como Ariadne fez nascer a Urucum EcoPrint.
Médica, cirurgiã geral e endoscopista, estudiosa assídua dos assuntos ligados a sua profissão , ela tem este senso de ir a fundo quando um assunto desperta sua atenção, fato este , fundamental para os resultados da Urucum Ecoprint.

Um pouco da Historia de como tudo começou.

 Fevereiro de 2020, Ariadne é operada, um pouco antes da pandemia começar.

Uma lesão em seu ombro direito estava se tornando grave e isso a forçou parar de trabalhar por 6 semanas, e com mais tempo livre, passou a fazer caminhadas mais longas que as habituais.

Temos sorte de morar bem , em um condomínio de chácaras, e sempre que possível, percorríamos trechos mais longos, a apreciar a natureza, uma vez que ela sempre gostou de se conectar com o a terra, com o céu, com o vento…faz parte de sua natureza.

A pandemia global pega forte e todos são forçados a permanecer em casa, isto significava que além dos 60 dias de recuperação, ela ficaria mais um mês dentro de casa.

 Isso começou a perturbá-la muito, afinal não era de ficar tanto tempo sem atividade, e passa a procurar outras coisas para se distrair. A TV com certeza não era uma boa opção.

Eis que em uma das caminhadas, ela se deparou com um pequeno arbusto, com umas frutinhas que nunca havia reparado.

pé de Urucum

Com um identificador de plantas do celular, viu que se tratava de uma arvore de urucum. Achou fofa e continuou sua caminhada.

Estando em casa vendo seu celular, eis que surge em sua frente um anúncio de máquina de costura.

Quando era criança, ela adorava brincar de costurar na máquina da mãe, e fazia muitos e muitos anos que não costurava nada. Resolveu comprar uma máquina e colocar seus dotes femininos à prova, assim encomendou sua primeira máquina de costuras.

Enquanto esperava o tempo de entrega, continuava passando em frente aquela arvore de urucum todos os dias . Ela se destacava na paisagem e chamava sua atenção, com seus frutos cabeludos e duros. Resolveu então, abrir um dos frutos e lá dentro, encontrou as tão famosas sementinhas vermelhas…e resolveu leva-las para casa, para tingir algum tecido velho e ver como ficava. 

Como não sabia nada sobre tingimento de tecidos, começou a procurar na internet sobre tingimento com urucum e de repente, um enorme mundo se abriu sua frente…

Iniciou-se então a confecção de um blog, onde anotaria suas pesquisas sobre tingimento natural e decidiu chamá-lo de Projeto Urucum.

Sementes de urucum

Tudo que era encontrado sobre o assunto era devidamente anotado em seu blog . Então ela percebeu que apesar de tudo , não havia muito material em português que pudesse aprofundar seus conhecimentos e começou a pesquisar principalmente em língua inglesa sobre o tingimento com plantas.

Mas só a leitura não é o suficiente, há que se partir para a prática, afinal a ideia é tingir tecidos para transformá-los em objetos de decoração e vestuário, e então , mais uma revolução acontece em sua cabeça.

Ao pesquisar moldes de roupa e tingimentos, Ariadne se depara apela primeira vez com algo chamado Impressão Botânica.

Mais uma vez , um mundo ainda maior de possibilidades se descortina à sua frente…

Ecoprint, uma nova descoberta

Imprimir em tecido folhas, flores e cascas da natureza e desta forma confeccionar objetos com estampas exclusivas, era realmente uma coisa incrível, a ideia era irresistível para alguém que sempre gostou de coisas diferenciadas, fora do padrão comum. E confesso, me apaixonei pela ideia também.

Então ela comprou seu primeiro curso de uma mexicana, algo básico, com poucas informações . Era impossível obter ótimos resultados com o que dispunha, e assim ela inicia uma nova jornada, com vários outros cursos adquiridos, desta vez da Rússia, do Japão, dos Estados Unidos, de Israel e até mesmo de Bali. Livros e mais livros começam a chegar em nossa casa , comprados no mundo todo. Artigos científicos, estrutura de materiais, começam a ser seus assuntos favoritos, alem é claro, das cores e pigmentos vindos da natureza.

Cada mentora apresentava uma técnica diferente , que possibilitava resultados diferentes, e assim foram surgindo as primeiras peças de roupa em algodão e linho, além de objetos para uso pessoal e para o lar.

Amigas compram suas primeiras peças e foi ai que surgiu a ideia de expandir o blog para uma loja virtual até porque , não havia como guardar para si, todas as peças que confeccionava com a sua mais recente descoberta: A Impressão Botânica.

Ecoprint em seda , com flor de cosmos
flor de cosmos impressa em seda por impressão botânica – Ecoprint

Com o passar do tempo, a técnica se aprimora a olhos vistos e ela passa a produzir peças em seda, para valorizar ainda mais a arte recém-descoberta. E como um passo natural, passamos juntos a participar de eventos alternativos e bazares finos em São Paulo.

O volume de pessoas que se encantam com produtos de sua arte, aumenta quanto mais pessoas descobrem a artista que Ariadne se transformou, e ela tem o impulso de querer produzir melhor e de forma cada vez mais elaborada sua arte.

Assim, corantes naturais produzidos na Índia (referência mundial neste tipo de produção)são importados, e surge o desenvolvimento de sua própria técnica a partir da compilação de tudo que aprendeu, principalmente com artistas de outros países. 

Mostrar a Arte que está produzindo de forma mais clara e elegante, faz com que o então Projeto Urucum , se transforme enfim no Site e E-Commerce: Urucum Ecoprint

Urucum Ecoprint, pode hoje ser considerado o mais completo site e e-commerce do Brasil de produtos feitos com Impressão Botânica, uma prova de onde uma artista brasileira de impressão botânica pode chegar, quando alinha: estudo, dedicação, qualidade, respeito a natureza e inovação.

Sejam todas muito bem-vindos e bem vindas ao Urucum Ecoprint, onde se produz Arte Para Usar.

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Lyza
Lyza
2 anos atrás

Incrível, estou encantada! Estou pesquisando sobre impressão botânica e encontrei um grupo no face que me trouxe até esse blog. É impressionante o que acontece quando nós abrimos para as possibilidades. O blog é maravilhoso, tem tantas informações que nem acredito. Muito obrigada, foi um prazer conhecer sua história!

Projeto Urucum
Projeto Urucum
Responder a  Lyza
2 anos atrás

Obrigada Lyza ! Fico muito feliz que esteja gostando ! Aproveite muito !

Conteúdo relacionado

Por Urucum Ecoprint | 5 de jul de 2020

Terceiro Projeto : Blusinha de Alça

Por Urucum Ecoprint | 14 de jun de 2020

Finalização do Primeiro Projeto

Por Urucum Ecoprint | 18 de maio de 2020

O primeiro contato

magnifiercross