Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

O Processo da Estampa Botânica

Conheça o processo da estampa botânica
Estampa com flores

 

A Estampa Botânica

A estampa botânica é uma Arte. Que é feita com plantas, sobre um pedaço de tecido, papel, couro, até cerâmica. Mas existe todo um processo, longo e cheio de detalhes para chegarmos em nossos produtos.

Tem gente que ama os nossos produtos , mas questiona os valores , acham tudo muito caro. Outro dia expliquei para uma moça sobre o motivo disto.

O processo

Não fabricamos produtos. Fazemos Arte. Todas nossas estampas são fruto de muitos estudos, muitos testes, muitos cursos. Para fazer arte, não basta receita de cozinha, é preciso saber a técnica, que não é barata, aplica-la corretamente e esperar o inesperado.

Nem sempre conseguimos o resultado esperado, algumas vezes já perdemos tecidos, pedaços de couro, material , corantes…tudo pode acontecer.

Mas uma vez que o resultado fica perfeito, então é a hora de criar, de dar vida àquele pedaço de tecido ou couro que ficou tão lindo. Assim surgem nossos produtos.

Depois de pronta uma estampa, esta na hora de olhar para ela, e decidir como será. Uma echarpe já foi feita para ser uma echarpe. Mas tenho algumas aqui em casa que não serão nada, ficaram horríveis. Não tenho coragem de vender.

Já as bolsas, após termos sucesso em um pedaço de pelica, está na hora de criar. Aquele pedaço de couro passa alguns dias sobre a nossa mesa de jantar, onde posso olhar para ele todos os dias.

Então de repente, vem a iluminação. Desenho a bolsa ou a carteira, faço o protótipo em outro material, faço o molde, escolho o couro, corto o molde, corto o couro, furamos todas as bordas que serão costuradas, costuramos tudo à mão ou mandamos para algum artesão de couro costurar. E ele ganha bem para isso.

Durante este processo decidimos onde vão os botões, as alças, os metais. As vezes resolvo colocar bolsos internos e forro, que dão um trabalhão. Só depois de pronta, ela vai para venda, pois está apta a ser vista pelo mundo.

O processo é lento, chamado slow fashion. 100% artesanal, rico em detalhes.

E tudo começa com uma Obra de Arte.

OBS: Projeto Urucum hoje se chama Urucum Ecoprint. Veja mais em Quem Somos para entender nossa história .

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Dukcimar
Dukcimar
5 meses atrás

Me encantou está arte ! Amo as diversas faces da natureza

Ariadne Carone
Ariadne Carone
Admin
Responder a  Dukcimar
5 meses atrás

Obrigada! 🥰

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

Pigmentos Naturais Vermelhos- onde encontrar
Por Urucum Ecoprint | 29 de jun de 2022

Pigmentos Naturais – Tons de Vermelho

magnifiercross