Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Modificadores

Modificadores podem ampliar sua gama de cores base e deixa-las mais intensas e interessantes.

Após usar um determinado corante, é possível alterar completamente sua cor , ampliando a sua cartela de cores, através de modificadores

Um modificador ácido ou alcalino pode alterar completamente a cor . Os ácidos tendem a iluminar, aquecer as cores, e os alcalinos tendem a trazer as cores para o verde ou rosa, ou deixa-las mais “tristes”, mais frias. Logicamente isso não se aplica a todas as cores e resultados inesperados podem surgir.

Modificadores ácidos

Tendem a levar as cores para tons mais quentes, como amarelo, laranja e vermelho. São eles: acido cítrico do suco de limão, vinagre claro , acido tânico , acido oxálico , acido tartárico e cremor tártaro.

Modificadores alcalinos

Podem levar os tons mais para o verde ou rosa e tornar as cores mais escuras. São: cinzas de madeira, suco de caqui, bicarbonato de sódio, giz, cal, barrilha leve. Pode ser interessante usar ferro para alcançar cores pretas ou escuras , difíceis de alcançar apenas com os corantes.

Como usar:

Metodo 1

  • adicione diretamente ao banho de corantes e deixe esfriar à temperatura ambiente. A fibra já deve estar no banho. Mova as fibras para que o corante e o modicador possam penetrar nelas, deixando no banho até que a cor desejada seja alcançada. Caso precise, adicione mais modificador.
  • Lave a fibra com água e sabão neutro e seque a sombra

Metodo 2

  • Se for uma fibra vegetal, você pode aplicar o banho quente com o modificador por 5 a 10 min para acelerar o processo. As fibras animais são sensíveis aos modificadores alcalinos , mas não aos ácidos. Então se usar fibras animais, não aqueça com modificadores alcalinos .

Modificadores ácidos

Suco de limão ou vinagre 1 a 2 colheres de sopa para 250 g de fibras
acido tânico 1 a 2 colheres de sopa do extrato para 250 g de fibras
acido oxalico 1 a 2 colheres de sopa de extrato para 250 g de fibras
creme tartaro 1/2 colher de sopa diluir em água suficiente apenas para dissolver, e usar 1 a 2 colheres desta solução para 250 g de fibras
acido tartarico 1/2 colher de sopa diluir em água suficiente apenas para dissolver, e usar 1 a 2 colheres desta solução para 250 g de fibras


Modificadores Alcalinos

Solução de cinzas de madeira:

Use as cinzas que restaram na sua lareira ou da queima de galhos de poda e limpeza de seu jardim. Você vai precisar de 2 baldes de plástico . Remova as cinzas ( peneire se preciso, são apenas as cinzas) . Coloque as cinzas em um balde plastico e encha de água fria. Deixe de molho por 1 semana ou até que o liquido engrosse.

Após este tempo, despeje a parte de cima da água em outro balde e despreze os resíduos do fundo. Alternativamente você pode coar todo liquido em um pano fino. Coloque meia xícara deste liquido em um balde com água fria, onde a fibra possa se mover . Retire a sua fibra do banho de corantes já fria e coloque no banho de cinzas. Ou adicione o liquido das cinzas ao seu banho de corantes. Deve ser suficiente para banhar cerca de 500 g de fibras. Deixe por cerca de 5 a 30 min , ou ate atingir a cor desejada. Mexa varias vezes para que toda fibra fique banhada. Retire a fibra e lave com sabão neutro. Seque a sombra.

Solução de sulfato de ferro

Usado para criar tons mais escuros e até preto e também como mordente, você pode comprar o sulfato de ferro on line ou fabricar em casa. Use utensílios separados, óculos, mascaras e luvas, pois é caustico e pode queimar sua pele.

Pese a fibra a ser tingida e deixe-a de molho em água por 1 hora no minimo, idealmente por 8 a 12 horas .

Calcule 2% do peso da fibra seca e coloque esta quantidade do pó de ferro em um pote velho, com 1 xícara de água quente. Mexa ate dissolver. Encha sua panela de tingir com água fria e adicione a solução de ferro e a fibra ainda molhada do tingimento , mexendo várias vezes para que ela se incorpore ao tecido. Deixe de molho por 5 a 30 min , mexendo varias vezes. Retire, lave com água e sabão neutro e seque a sombra.

O segundo modo é fazer sua própria água de ferro caseira: Pegue pregos e pedaços de ferro enferrujados e coloque-os em uma jarra vedável. Despeje 1 parte de água para 2 de vinagre, suficiente para cobrir os pregos. Sele a tampa hermeticamente. Uma vez por dia despeje a água do vinagre em outra panela, deixando o metal no frasco com a tampa aberta tomando ar. No dia seguinte, volte o liquido com vinagre para o frasco . No outro dia , deixe-os tomando ar de novo. Repita esse processo por 1 a 2 semanas ou até que o liquido adquira cor laranja enferrujada.

Para usar, adicione 1 parte da solução de água de ferro e 1 de água limpa em uma tigela grande e mergulhe a fibra por 5 a 30 min ate a cor mais escura seja alcançada. Mexa varias vezes durante este tempo. Lave com água e sabão neutro e seque a sombra.

Foto por Pixabay em Pexels.com

Exemplo de Modificador : Usando na casca de cebola

E afinal , o que são modificadores, quais são?

No tingimento natural, muitas vezes conseguimos tons completamente diferentes de cores, usando substancias químicas que alteram a estrutura da molécula de cor, e assim, conseguimos tons completamente diferentes dos originais.

Basicamente, estamos falando de substancias acidas e alcalinas .

Um exemplo: a casca de cebola.

Com diferentes modificadores, eu consegui diferentes tons com a casca de cebolas. No primeiro usei vinagre e limão, acidificando a solução. No segundo, coloquei bicarbonato de sódio.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
magnifiercross