Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Plantas que imprimem – Taninos

Toda planta imprime ? Não. Então que tal aprender o básico antes ?
Taninos que imprimem
photo of plants on white pot
Photo by Daria Shevtsova

Faz tempinho que não publico nada aqui, hoje estou inspirada, então resolvi falar um pouco sobre plantas que deixam suas impressões . Não são todas, você sabia ? Por isso que cada técnica que usamos, é baseada na planta que escolhemos para imprimir. Difícil , mas nem tanto, basta ter um pouquinho de olhar clinico e estudar um pouco as plantas.

Basicamente, temos plantas que contém taninos , plantas corantes e plantas ácidas. Existem plantas que são uma mistura disso tudo também.

As mais fáceis para quem está começando, são as que contém taninos. E a estrela delas, é o eucalipto.

Segundo meus estudos, os eucaliptos, principalmente as cascas, tem altíssimo teor de taninos. Há eucaliptos que chegam a ter 45 % do peso das cascas em taninos, outras espécies tem cerca de 25%. E as folhas não ficam atrás, inclusive quando secas há meses (então quando você achar aquele galho caído no chão, leve e guarde pendurado em sua casa), continuam com uma grande quantidade de taninos.

E para que servem os taninos?

O tanino basicamente é uma substância que existe na planta, que serve para afastar insetos que poderiam ataca-la. Como é muito amarga , os insetos deixam pra lá e vão procurar outra guloseima. É o tanino que dá aquela amarrada na boca quando você toma um vinho rico em taninos. ( O que não quer dizer que as folhas da videira tem taninos, ok?)

E dai ? Serve para que na impressão botanica?

Acontece que alguém, há muito tempo atrás , descobriu que ao se misturar ferrugem com tanino, surgia uma tinta preta…( e como descobriram isso? Não sei. Minha imaginação me diz que que alguém deva ter colocado uma colher enferrujada em um vinho bem tânico e ficou tudo preto )

opened book with arabic lettering on sheets
(Photo by Serinus)

E assim surgiram as tintas Metalogálicas (ou Ferrogálicas), feitas a partir de sais de ferro e de ácidos tânicos de origem vegetal. Foi a tinta padrão da escrita na Europa, dos século V ao século XIX, e permaneceu em uso até meados do século XX. ( fonte: Wikipédia, de onde retirei o texto a seguir )

“Pela mistura de tanino com sulfato de ferro, forma-se um complexo de tanato ferroso, solúvel em água. Devido à sua solubilidade, a tinta é capaz de penetrar na superfície do papel, dificultando a sua eliminação. Quando exposto ao oxigênio, um pigmento chamado tanato férrico é formado. Este complexo não é solúvel em água, contribuindo para a sua permanência como tinta de escrita.”

Bom, se taninos reagem com ferro, e vira tinta para escrever, então quer dizer que podemos criar uma impressão de uma planta com taninos, se o tecido contiver ferro, certo ? Exato.

Então, o seu tecido a ser impresso, deve conter uma certa quantidade de ferro, ( cerca de 1,5% do peso dele ), para que você consiga imprimir uma folha de eucalipto. Durante o processo de impressão, os taninos que existem nas folhas sairão de dentro dela e reagirão com o ferro, criando a estampa. Viu como é fácil ?

Que outras folhas posso usar?

Ai vai de sua curiosidade sobre o assunto. Existem muitas plantas com taninos em sua folhas, como por exemplo a goiabeira, o caju, o caqui… e muitos matinhos que se acha por ai, que ficam pretos ao reagirem com ferro. Procure e teste . Pegue folhas que acha que podem ter taninos em deixe-as de molho em um pote com agua enferrujada. Se ela for rica em tanino, ficará com os veios negros.

Quer ver uma echarpe onde usei folhas de eucaliptos ? Veja estas aqui :

Bons estudos !

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

magnifiercross