Plantas que imprimem – Taninos
Faz tempinho que não publico nada aqui, hoje estou inspirada, então resolvi falar um pouco sobre plantas que deixam suas impressões . Não são todas, você sabia ? Por isso que cada técnica que usamos, é baseada na planta que escolhemos para imprimir. Difícil , mas nem tanto, basta ter um pouquinho de olhar clinico e estudar um pouco as plantas.
Basicamente, temos plantas que contém taninos , plantas corantes e plantas ácidas. Existem plantas que são uma mistura disso tudo também.
As mais fáceis para quem está começando, são as que contém taninos. E a estrela delas, é o eucalipto.
Segundo meus estudos, os eucaliptos, principalmente as cascas, tem altíssimo teor de taninos. Há eucaliptos que chegam a ter 45 % do peso das cascas em taninos, outras espécies tem cerca de 25%. E as folhas não ficam atrás, inclusive quando secas há meses (então quando você achar aquele galho caído no chão, leve e guarde pendurado em sua casa), continuam com uma grande quantidade de taninos.
E para que servem os taninos?
O tanino basicamente é uma substância que existe na planta, que serve para afastar insetos que poderiam ataca-la. Como é muito amarga , os insetos deixam pra lá e vão procurar outra guloseima. É o tanino que dá aquela amarrada na boca quando você toma um vinho rico em taninos. ( O que não quer dizer que as folhas da videira tem taninos, ok?)
E dai ? Serve para que na impressão botanica?
Acontece que alguém, há muito tempo atrás , descobriu que ao se misturar ferrugem com tanino, surgia uma tinta preta…( e como descobriram isso? Não sei. Minha imaginação me diz que que alguém deva ter colocado uma colher enferrujada em um vinho bem tânico e ficou tudo preto )
E assim surgiram as tintas Metalogálicas (ou Ferrogálicas), feitas a partir de sais de ferro e de ácidos tânicos de origem vegetal. Foi a tinta padrão da escrita na Europa, dos século V ao século XIX, e permaneceu em uso até meados do século XX. ( fonte: Wikipédia, de onde retirei o texto a seguir )
“Pela mistura de tanino com sulfato de ferro, forma-se um complexo de tanato ferroso, solúvel em água. Devido à sua solubilidade, a tinta é capaz de penetrar na superfície do papel, dificultando a sua eliminação. Quando exposto ao oxigênio, um pigmento chamado tanato férrico é formado. Este complexo não é solúvel em água, contribuindo para a sua permanência como tinta de escrita.”
Bom, se taninos reagem com ferro, e vira tinta para escrever, então quer dizer que podemos criar uma impressão de uma planta com taninos, se o tecido contiver ferro, certo ? Exato.
Então, o seu tecido a ser impresso, deve conter uma certa quantidade de ferro, ( cerca de 1,5% do peso dele ), para que você consiga imprimir uma folha de eucalipto. Durante o processo de impressão, os taninos que existem nas folhas sairão de dentro dela e reagirão com o ferro, criando a estampa. Viu como é fácil ?
Que outras folhas posso usar?
Ai vai de sua curiosidade sobre o assunto. Existem muitas plantas com taninos em sua folhas, como por exemplo a goiabeira, o caju, o caqui… e muitos matinhos que se acha por ai, que ficam pretos ao reagirem com ferro. Procure e teste . Pegue folhas que acha que podem ter taninos em deixe-as de molho em um pote com agua enferrujada. Se ela for rica em tanino, ficará com os veios negros.
Quer ver uma echarpe onde usei folhas de eucaliptos ? Veja estas aqui :
- echarpe https://urucumecoprint.com.br/produto/echarpe-de-crepe-modal-floresta/
- echarpe https://urucumecoprint.com.br/produto/echarpe-de-crepe-de-seda-pura-brincando/
- echarpe https://urucumecoprint.com.br/produto/echarpe-de-seda-pura-goiaba/
Bons estudos !