Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Mordentes à base de Plantas

O Ruibarbo não é uma planta muito comum no Brasil, mas ele é um mordente a base de plantas muito […]
A Controvérsia do Ácido Oxálico nos Alimentos - MundoBoaForma.com.br

O Ruibarbo não é uma planta muito comum no Brasil, mas ele é um mordente a base de plantas muito bom e fácil de se obter. Aqui temos como alternativas plantas ricas em acido oxálico, que são as  plantas do gênero Oxalis. O ácido oxálico pode ser encontrado no espinafre, no tomate, no inhame, na carambola e outras plantas, como o trevo comum.

O acido oxálico é toxico se ingerido cru ( por isso a carambola faz mal, ela pode inclusive causar lesões renais ) , mas ao ser cozido, ele é quebrado e pode ser usado com segurança. E após seu uso, pode ser colocado em sua composteira.

A receita a seguir é originalmente feita para mordente a base de ruibarbo, mas acredito que possa ser adaptada para outros vegetais sem problemas. Como seus vapores podem ser tóxicos, use luvas, mascara e óculos de proteção, além de trabalhar em local ventilado.

Voce vai precisar de

  • Tecido a ser mordido , já lavado e seco
  • Folhas de Ruibarbo
  • Medidas
  • Potes e panelas grandes com tampas
  • Filtro / coador
  • Colher de madeira de cabo longo
  • Sabão coco pH neutro

Como fazer :

Pese o tecido já lavado e seco. Para cada 100 g de fibras de tecido, use 200 g de folhas ( 200%). Coloque o tecido em um grande pote de água limpa e deixe-o de molho por no minimo 1 hora ( ideal de 8 a 12 horas) .

Lave as folhas e corte-as bem pequenas para que sejam trituradas e coloque-as em uma panela grande, cobrindo-as com água fervente. Deixe no fogo, com tampa, por 1 hora. Desligue o fogo e deixe as folhas la dentro, até esfriar. Coe tudo e coloque o liquido novamente em uma panela grande ( pode ser a mesma) que possa acomodar seu tecido de forma livre, e ele possa se mover dentro dela. Se precisar adicione mais água. Ferva por mais 1 hora, com tampa.

De vez em quando mova a fibra dentro da panela e deixe-a sempre submersa. Depois de 1 hora desligue o fogo e deixe tudo esfriar. Depois de frio, retire o tecido da panela e retire o excesso de liquido. Enxague com água fria. Ela esta pronta para uso, ainda úmida, mas você poderá seca-la em um local longe do sol, para usar outro dia. Apenas deverá molha-la por 1 hora antes de usar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
magnifiercross