Testando cores II
Ok, hoje não foi um bom dia de colorir. Tentei novamente as sementes de abacate e as flores de bananeira e as cores resultantes foram frustrantes.
Para a flor de bananeira, usei 560 g de folhas para um tecido de 5 g
Para as sementes de abacate usei 5 sementes – 460 g para tentar tingir a bermuda que fiz outro dia, que pesa 190 g
Foi frustrante
Caroço de abacate
Retirei as cascas das sementes, corte-as e deixei cozinhando por 1 hora. Estava um rosa meio amarelado, talvez por três das sementes já estarem passadas e tivessem perdido a coloração rosa característica. Coloquei a bermuda ja preparada na véspera com alúmen de potássio e deixei por mais de meia hora no fogo. Como não saía daquele rosa diluído, resolvi testar colocado folhas vermelhas de bico de papagaio .Peguei três flores,coloquei em álcool 70 , cerca de 1 xícara, e levei ao fogo com água. Rapidamente a água tomou uma cor rosa profundo. Coloquei um tecido teste nela e ficou rosa . Gostei do tom e transferi essa água para a panela onde estava a bermuda. Resolvi colocar mais 3 flores ( no total 80 g de flores ) e deixei fervendo por mais 15 min. Levei a bermuda de volta à água e deixei mais meia hora. O tom de rosa agora estava forte e muito bonito.
Depois do tempo correto, retirei a bermuda da água e lavei-a com sabão em pó comum . Imediatamente a cor rosa desapareceu e ganhei uma bermuda bege claro desbotado. Odiei o resultado. Vou tentar novamente tingi-la com urucum este fim de semana.
Flor de bananeira
Coloquei as pétalas inteiras na panela de cozinhei por 1 hora. A água estava bem escura e achei que obteria a cor que queria. Coloquei o tecido e deixei meia hora cozinhando e mais 1 hora de molho. Ficou com cara de tecido sujo.
Pétalas de Bico de Papagaio
Conclusão
Nem tudo vira cor, mesmo que a promessa seja boa .
Colocarei sabão de coco em minha lista de compras