Impressão botânica – Conceitos Básicos
Como eu já falei anteriormente, fiquei um bom tempo sem atualizar este site, mas havia um bom motivo para isso. Eu estava investindo e estudando em técnicas de impressão botânica. Fiz alguns cursos para aprimorar e tenho conseguido ótimos resultados.
A impressão botânica em algodão e o couro são os meus maiores desafios. Seda foi fácil e muito gratificante. Mas tecidos a base de celulose são os mais difíceis de se obter cores firmes e fortes em uma impressão botânica.
A primeira coisa que se deve aprender em tingimento natural e impressão botanica, é que as fibras de celulose são diferentes. Elas não possuem qualquer tipo de afinidade por pigmentos ou por mordentes, então elas devem ser preparadas antes, retirando-se quaisquer tipo de ceras ou sujeiras antes de se iniciar o processo. ( leia o artigo sobre Purga antes de tudo).
Outro fator que afeta muito a qualidade da impressão é a qualidade da fibra. Tecidos de alta qualidade, com fibras finas , bem batidos, são mais fáceis de aceitar cores que tecidos baratos e de qualidade duvidosa. É mais fácil imprimir linho, cambraia de linho, percal, do que tricoline ou algodão cru. Quanto mais rudimentar o tecido, pior ele será para imprimir.
Então você já sabe o básico para começar. Conseguiu um bom pedaço de tecido a base de celulose para iniciar seus estudos. Fez a purga recomendada e agora quer imprimir. Vamos lá :
Seu tecido já esta lavado e pronto. O mais fácil é iniciar com os taninos. Os taninos é que irão criar uma ponte entre o tecido, o mordente e os pigmentos. Há meios de se tingir ou imprimir sem eles, mas já é um método mais avançado. Você pode adquirir taninos já prontos na internet ou fabricar o seu com cascas de eucaliptos ou de cascas de romãs secas. Deixe seu tecido em uma solução aquecida , a base taninos , de cerca de 10% a 30% do peso do tecido. Teste o seu tanino em varias concentrações. Você poderá deixar o tecido nessa solução por uma hora, duas horas ou ate um dia inteiro. Então retire o tecido, e enxague levemente . Torça o tecido. Assim você se livra dos taninos que não grudaram na fibra.
Agora é hora de mordantar. Coloque seu tecido em uma solução aquecida de acetato de alúmen ou simplesmente alúmen, com cerca de 15% do peso do tecido. Deixe o tecido nessa solução por pelo menos uma hora. O alúmen vai aderir ao tanino. Enxague levemente e torça para retirar o excesso de agua.
Por sobre um plástico, estenda o tecido . Estique bem para não deixar pregas. Coloque suas folhas e flores sobre o tecido. Você pode deixar suas flores e folhas banhando em agua com ferro antes, por cerca de meia hora, antes de colocar sobre o tecido.
Agora é a hora da manta ou cobertor. Pegue um tecido velho, pode ser uma camiseta, um lençol, molhe bem e torça. Mergulhe então em uma solução de agua com ferro, com cerca de 1,5% do peso do tecido. Coloque essa manta por cima da sua obra de arte. Coloque um outro plástico por cima. Enrole o tecido fortemente em um cano ou pedaço de bambu. Pegue tiras de tecido e enrole este tubo muito forte. Forte mesmo.
Leve seu tubo para o vapor e deixe lá por pelo menos 1 hora e meia. Pode ser mais tempo. Depois retire do vapor, deixe esfriar e abra. Você tem uma obra de arte única.
Olá!
Fiquei muito feliz ao ler este texto, nele encontrei uma série de informações valiosíssimas para o meu rudimentar fazer da impressão botânica.
Como é rico o contato com novos conhecimentos e a possibilidade de melhorar aquilo que fazemos.
Acompanho seu trabalho no Instagram, sua arte é maravilhosa e única.
Grata
Obrigada Elaine ! Fico muito grata com suas palavras ! A impressão botânica é uma arte que encanta , mas que exige muitos estudos e técnicas ,que me fazem evoluir sempre . Grande beijo !