As Cores da Catuaba
Antes de ir atrás de pigmentos mais fortes , que me dessem cores intensas , como tons de vermelhos, eu fui atrás de tudo que encontrei por ai , que pudesse me fornecer esses tons.
Foi assim que descobri as cores da catuaba.
A catuaba ( Eriotheca candolleana ) é uma arvore conhecida principalmente por seus poderes afrodisíacos, natural da região da Amazonia, que cresce rápido e suas raizes e cascas são usadas para fazer os famosos chás terapêuticos. Dizem que trata muitas doenças , até sifilis. Mas não vou entrar nesse mérito dela, ja que nosso interessa é apenas a cor.
A casca é facilmente encontrada em mercados de produtos naturais e dizem que é muito amarga. Ok, se é amarga, então tem tanino. Assim temos a primeira pista de que podemos conseguir um corante aqui: é medicinal e tem taninos.
Por princípios botânicos e químicos, eu sei que muitas plantas medicinais tem grande potencial no mundo das cores.
Assim, comprei um saquinho de catuaba em pó para chás e comecei a fazer testes.
Testando as cores da catuaba
Fervi um punhado das cascas durante uma hora, coei e coloquei os tecidos preparados com alúmen, fervendo por mais um tempo.
Eis meus resultados em linho e algodão. Os tecidos menores são de algodão e os maiores de linho. A cor do meio é a natural da catuaba e as laterais são modificadas.
Observe que consegui três cores com a catuaba: marrom , bege e uma especie de rosa salmão queimado. Muito linda por sinal.
O bege é a cor da catuaba, sem nenhum modificador. Ja as outras cores eu consegui modificando com vinagre e bicarbonato de sódio , mergulhando o tecido nos modificadores, depois deles já prontos .
Como se pode notar, a cor mais avermelhada da direita foi a que recebeu bicarbonato. Uma cor linda, sem duvidas, mas não é vermelho.
Não testei com modificadores com ferro e cobre, mas acredito que o ferro escureça ainda mais esse tom avermelhado e fique lindo também.
Portanto , é possível conseguir cores lindas com a catuaba . mas não os vermelhos que eu queria tanto.
Se você quer saber onde conseguir vermelhos, clique aqui.
Se quiser conhecer a catuaba mais profundamente , clique aqui.