Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

Corantes naturais amarelos vivos e vibrantes , com ótima resistência à luz existem !
Corantes Naturais amarelos vivos

Quem faz tingimento natural com corantes naturais , sabe que a maior dificuldade é conseguir cores sólidas, que não desbotem muito rápido, sejam resistentes a luz e às lavagens constantes.

A cor amarela é uma das mais fáceis de ser obtida, pois existe em abundância na natureza. Elas vem basicamente dos carotenóides e dos flavonoides, mas nem todas resistem ao dia a dia. É o caso da cúrcuma ou falso açafrão por exemplo, cuja cor é dada por Carotenóides, que fornecem um amarelo lindo, mas que com o tempo vai ficando esmaecido e perdendo seu brilho inicial. Seu pigmento vem da curcumina , por isso não é tão estável.

Falso Açafrão ou Cúrcuma

Entendendo os Pigmentos Naturais

A- Carotenóides

Existem mais de 900 tipos de carotenoides , e eles se subdividem em duas grandes famílias: Família dos Carotenos e Família das Xantofilas.

Carotenóides  são pigmentos lipossolúveis, existentes em várias plantas, frutas e vegetais e são responsáveis não só por sua cor, mas por processos químicos essenciais para as plantas.

Eles produzem cores que vão do amarelo ao vermelho e são essenciais para a nossa produção de vitamina A.

A1- Familia dos Carotenos

A Família dos carotenos contém moléculas de carbono e hidrogênio e são as precursoras da vitamina A. Mas não são boas para se tingir tecidos pois tem carga elétrica neutra .

Por isso você não consegue tingir usando cenouras e as cores do açafrão desbotam rapidamente. As cargas elétricas são essenciais para que o corante “grude” no tecido.

A2- Familia das Xantofilas

A Familia das Xantofilas são carregadas eletricamente, são polares, então tem a capacidade de se ligarem a outras estruturas.

Dentro da família Xantofilas, existem sub-famílias, como as luteínas, as zeaxantinas, as aloxantinas e outras mais .

A Luteína ou lipocromo, é um carotenóide tipo xantofila, de tonalidade amarelo-limão presente em alguns vegetais, como espinafre, abobrinha, couve-flor, ervilha, brócolis, e em alguns frutos, como laranja, mamão, pêssego e kiwi, além da gema de ovo.Porem, apenas ter luteína não quer dizer que produz cor. É preciso ter concentração alta de luteína para se produzir cor.

Uma das plantas mais ricas em luteína é a Tagetes Erecta, ou calêndula, que contem 85% dos seus pigmentos na forma de luteína. Ela fornece uma cor amarela intensa e dela sao produzidos pigmentos amarelos com ótima solidez a luz solar.

Na India, toneladas dessas flores são produzidas por ano, enfeitando templos e festas. Depois são usadas para produzir corantes e os resíduos usados como compostagem. Estima-se que cerca de 20 toneladas de flores são descartadas por dia, então seu uso como corante é mais do que sustentável. A extração das cores presentes nas pétalas pode ser feita com agua, mas os resultados são melhores se extraídas com álcool. O uso de extratos de calêndula é uma forma mais rápida e fácil , de se obter essa cor intensa , sem desperdícios. 

Para obter uma cor forte o suficiente , você precisa de 100% a 200% do peso do tecido de pétalas da flor, o que é uma quantidade considerável de flores se seu tecido for mais do que uma simples amostra.

B: Os Compostos Fenólicos

Os compostos fenólicos são classificados em dois grandes grupos: os flavonóides e os não flavonóides ( entre os quais estão os ácidos fenolicos e taninos ). Eles são metabólitos secundários presentes em frutas e vegetais.

Portanto, para entender: Sao compostos fenólicos :

acidos fenólicosÁcido cafeico
Ácido clorogênico
Ácido ferúlico
Ácido sinápico
Ácidos caftáricos
Ácido neoclorogênico
ácido p-cumarico
Ácido elágico
ácido gálico
flavonóidesflavonois
flavanones
flavonas
flava 3 -ols
——————
——————
antocinianinas
Apigenina
Luteolina
Tangeretina
Nobiletina
Catequinas

———————————————–
Cianidina 3- galactosídeo Cianidina 3-glucosídeo Cianidina 3-arabinósido Cianidina 3-xilosídeo Malvidina
Delfinidina Pelargonidina
TaninosPolímeros de catequina
Polímeros de epicatequina Elagitaninos
Proantocianidinas Ácidos tânicos

Os Flavonóides :

Esta categoria é a mais abundante na natureza e geralmente fornecem cores amarelas e laranjas. Eles se subdividem entre antocianinas e não antociânicos. Este segundo subgrupo é o que nos interessa neste momento.

Embora existam milhares de flavonóides na natureza, apenas três sub-grupos ( dos não antociânicos) fornecem pigmentos amarelos adequados para se tingir, que são de nosso interesse: As Catequinas, as Apigeninas e as Luteolinas.

Eles são pigmentos naturais que não são sintetizados pelo organismo humano e tem o papel de proteção da planta contra agentes agressores , desde os raios UV até de pragas e doenças . O termo flavonoide deriva da palavra Flavus , que significa amarelo.

Eles só conseguem aderir às fibras ,utilizando-se mordentes.

Luteolina: A luteolina é um corante vegetal amarelo, antigamente usado em tinturaria têxtil, que pode ser encontrada particularmente em frutas e legumes e algumas flores, como o crisântemo.

Sao ricos em luteolina: Salsa seca , Hortelã fresca ,Pimentas cruas ,Espinafre cru, Pimentões, Beterraba crua, Couve de Bruxelas crua ,Orégano, Bagas de zimbro, Tomilho fresco, Sálvia fresca, Alecrim fresco, Cebolinha crua, Limões crus sem casca ,Folhas de batata-doce crua

Quercetina: Quercetina: essa com certeza você tem uma em casa. Presentes nas cascas de cebolas, a cor obtida é versátil, barata e muito intensa, perfeita para qualquer tecido e pode ser modificada com alteração de ph, ou com adição de sais metálicos como ferro ou cobre. 

Outra plantinha muito fácil de ser encontrada e rica em quercetina, é  o dente de leão. Suas pequenas flores amarelas podem ser secas e moídas, para serem usadas como corante. 

 Outra fonte muito rica de quercetina é o Carvalho Negro, cuja casca é rica em quercetina e produz um amarelo muito sólido, perfeito para qualquer tipo de tecido. Nativo da America do Norte, não sei se existe no Brasil.

Existem algumas plantas que são ricas nos três tipos de flavonóides, e tem grande potencial tintório:

Na folhas de camomila, os principais flavonóides responsáveis pela cor são a apigenina, luteolina e quercetina. Inclusive, a camomila é uma das plantas mais ricas em Apigenina.

Na casca de cebola está presente a quercetina, enquanto que na erva-mate tem-se a rutina e quercetina.

Já no eucalipto, os flavonóides presentes são a quercetina, rutina e ácido elágico. Ou seja, ele é rico em tanino e também fornece cor.

Então, quando você quiser saber se uma determinada planta pode gerar a cor amarela, intensa e sólida, tente descobrir quais são os flavonóides presentes nela. Se ela tiver algum desses que citei, em concentração alta, você terá grandes chances de ter um amarelo solido e duradouro.

Tem jeito mais fácil de obter a cor amarela ?

Voce agora esta pensando: Onde vou conseguir 200 g de calendulas, crisântemos e casca s de cebolas para tingir de amarelo aquele pedaço de pano, certo ? É muita flor e muita casca.

Embora as cascas de cebolas sejam mais fáceis de se obter, as flores não são. É difícil de cultivar na quantidade desejada e é cara para se comprar em quantidades grandes .

Então que tal usarmos os extratos de plantas ?

Corantes Naturais da India – Extratos

Os extratos são a cor condensada, onde se retira o que não é cor e sobra apenas o corante da planta. Fibras e cascas são retiradas e descartadas. Por isso rendem muito, em pequenas quantidades.

Se você gosta de cores vivas, vibrantes, alegres, tem que conhecer estes dois pigmentos : Apsara e Sun Yellow . E temos as duas em nossa loja on-line, basta clicar no nome e você será redirecionado para o produto.

Apsara: Também conhecido como Ruibarbo do Himalaia, ou Rheu Emodi. Trata-se de uma planta medicinal, com propriedades antiinflamatórias, purgante e adstringente , extraído da raiz da planta Rheum . Ele é capaz de produzir desde uma cor amarelo dourada brilhante, intensa , e com sais de ferro, tende ao cobre, tanto na lã, quanto na seda. Rica em flavonóides do tipo quercetina, como as cascas de cebolas.

seda com Apsara

Sun Yellow : Tegets Erecta, ou Calendula. Esta florzinha produz um amarelo maravilhoso e vibrante ! Cultivada na India em grandes quantidades, ja que é usada na confecção de colares e adornos religiosos, além de seu uso medicinal , acaba por fornecer uma enorme quantidade de poluentes. Assim essas flores são usadas para extração de corantes , ja que são fonte importante de luteína e carotenóides . Seu pigmento produz desde amarelos vibrantes até vermelhos alaranjados em tecidos e seus resíduos são usados para produção de adubos. Com modificadores, como alteração do ph, ferro , cobre, estanho, uma grande gama de cores pode ser obtida.

a cor amarela central obtida com o Sun Yellow
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Dilma Magalhães barros
Dilma Magalhães barros
1 ano atrás

Amei tudo isso 😍.

Ariadne Carone
Ariadne Carone
Admin
Responder a  Dilma Magalhães barros
1 ano atrás

Obrigada minha querida ! Seja sempre bem vinda!

Conteúdo relacionado

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

Pigmentos Naturais Vermelhos- onde encontrar
Por Urucum Ecoprint | 29 de jun de 2022

Pigmentos Naturais – Tons de Vermelho

Purgando a lã
Por Urucum Ecoprint | 28 de maio de 2022

Purgando a lã.

magnifiercross