Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Pigmentos Naturais – Tons de Vermelho

Conheça as cores vermelhas, rosas, purpuras, naturais da Índia que usamos no UrucumEcoprint
Pigmentos Naturais Vermelhos- onde encontrar

Há cerca de um ano mais ou menos, eu estava em um dilema . Eu precisava, eu queria muito, conseguir cores vivas, cores intensas, lindas , e naturais, principalmente de vermelhos.

Não é muito fácil achar pigmentos naturais vermelhos, pois a grande maioria das plantas que achamos por aqui acaba fornecendo tons amarelos e marrons. O vermelho é quase impossível de se conseguir, e o mais próximo que consegui de um tom vermelho foi usando crajirú e catuaba. Mas mesmo assim, não eram vermelhos. Eram tons rosados , queimados, mais para um terra vermelha.

Eu sabia que poderia usar pau Brasil, cochonilha, a rúbia… Ok, mas onde encontrar ?

Se você já vasculhou a internet procurando pigmentos naturais, como eu, já sabe que é quase impossível. Tem alguns raríssimos sites que vendem um ou outro, as vezes com venda casada apenas para alunos que fazem seus cursos…enfim. Não consegui achar aqui nem o nosso quase extinto pau Brasil . E os que vendem alguma cor, vendem a preços muito caros, em saquinhos muito pequenos.

Eu não sou uma pessoa que desiste fácil. Continuei a vasculhar a internet em busca das cores , em varias línguas, em países sabidamente ricos em matéria prima, como a Índia. Foi então que descobri um mundo novo e colorido.

Fiz minha primeira compra de um kit de amostras , onde recebi 50 pacotinhos de cores de pigmentos naturais. Paguei caro, com direito a pagar 110% de imposto sobre o produto importado ( eita Brasil !) , mas quando chegou, eu parecia uma criança que acabou de ganhar seu presente mais querido e comecei a testar.

Dentro desse kit, haviam algumas cores conhecidas . Algumas delas eu acharia facilmente aqui no Brasil, como urucum, cascas de cebolas, açafrão. Mas outras nunca havia ouvido falar:

Conheça agora : os pigmentos naturais em tons de Vermelho da Índia !

Sappan wood – Caesalpinia Sappan ou sequoia das Indias Orientais : esta arvore é uma prima do pau Brasil. A grande diferença é que sua madeira fornece tons de purpura muito mais duradouros que a nossa famosa arvore.

Cultivada na Índia, é uma planta medicinal, e fornece um dos pigmentos mais utilizados por lá. Suas cores duram muito mais tempo que as do pau Brasil, sendo mais resistentes à luz . Através de alterações no pH do preparo, assim como o mordente utilizado, produz desde rosas claros até vermelhos intensos, passando pelo purpura. É maravilhoso.

Sândalo – Barn Red , Pterocarous Santal – sândalo vermelho. Trata-se de uma madeira muito rica em vermelhos, e na Índia é usada misturada com o sappan wood, para tons mais intensos. Pode-se modificar sua tonalidade com alteração do pH e é um poderoso corante.

Turkey Red – Madder , Vermelho turco, Rubia tinctorum ( tanto extrato quanto a raiz em pó, ) – Trata-se de uma planta perene, nativa do Himalaia, cujas raízes são trituradas , e de acordo com o preparo fornecem desde cor laranja até vermelhos intensos.

A cor final depende de diversos fatores, como temperatura onde a planta cresceu , pH do solo, teores minerais da terra , condições climáticas , teor de minerais da agua onde é preparada, pH do cozimento, mordente utilizado , concentração de corante , entre outros. Pode ser usada em tecidos de celulose e tecidos proteicos, e é uma das cores que mais amo usar.

Laccifer Laca – Kerria Lacca ou Wine Red. – Laca para nós. Um dos corantes mais caros de todos , a laca é produzida por um inseto, o Laccifer Laca, uma espécie de besouro, que habita algumas arvores na Índia. Ele produz excrementos que são uma espécie de resina, que são coletados durante um tempo colocando-se tapetes em baixo dessas arvores.

Essa resina é riquíssima em pigmentos iguais aos da cochonilha peruana , o acido carminico , que produz um vermelho profundo. A resina é então quebrada em pedaços , fervidas em agua e filtrada e o pigmento é então extraído.

Devido a todo processo , tempo de coleta , escassez, é um pigmento bastante caro. Mas vale muito a pena experimentar pelo menos uma vez colorir com ele. Com uma concentração menor, você consegue tons de rosa espetaculares .

Todos estes tons que consegui foram frutos de testes, com diferentes concentrações, diferentes mordentes, com e sem taninos, enfim, a inspiração que me deu na hora. Não me canso de testar técnicas, testar efeitos e se alguém me perguntar como fiz uma determinada cor, receberá a resposta mais absurda do mundo: Não sei. Não anotei nada. Nunca anoto, faço tudo de forma artística, procurando um efeito ou uma tonalidade.

Apenas posso dizer: se quer cores mais fortes, use mais corante , se quer cores mais fracas, use menos, se quer algo mais para laranja, use vinagre, se quer algo mais para vermelho, use bicarbonato , se quer uma cor mais alegre, use alúmen, se quer uma cor mais fechada, use ferro. O resto é pura intuição e conhecimento da técnica.

Pigmentos Naturais Vermelhos – Onde encontrar ?

Depois de tantas experiências bem sucedidas como as que tive, de pessoas me perguntando onde comprei, resolvi importar estes pigmentos. Não é possível importar em pequenas quantidades, então foi um investimento considerável esse que fizemos. Saiba que não é barato, a importação para revenda é cara, o frete é caro e os impostos são absurdamente altos. Mas vale cada centavo gasto.

Eu poderia simplesmente deixar esses pigmentos em meu armário e usa-los em meus produtos, mas resolvi vender frações deles para quem é apaixonada pelas cores como eu sou. Não temos muito, importei apenas 1 kg de cada um deles. Então agora, você pode ir lá na loja, na sessão pigmentos e escolher seu pacotinho, seja de 30 g, 50 g ou 100 g. Mas saiba que 30 g é o mínimo necessário para fazer algumas peças, 50 g é o ideal e 100 g ja é bastante.

Você irá ver que a maioria delas são extratos, apenas a Rubia eu importei em pó e em extrato. A grande diferença é que o extrato é necessário muito menos pigmento que o pó convencional. Se usamos em media 30% do peso do tecido com o pó in natura, usaremos cerca de 5 a 12 % do extrato para o mesmo efeito. Ou seja , tingiremos 3 X mais com o extrato. Um pacotinho de 30 g tinge bem cerca de 300 g de tecido.

Ah Sim ! Ia quase me esquecendo ! Os valores são justos, pagam a importação, os impostos, o frete e me fornecem um pequeno lucro, já que fui eu que investi nisso, certo ? Mas você não precisa ser aluno de nenhum curso e pode comprar sempre que quiser, ou enquanto eu tiver estoque…

E a qualidade é excelente, isso eu garanto.

Sobre as outras cores que temos lá na loja, logo farei uma matéria aqui , contando um pouco mais sobre elas.

Para ir para a loja na sessão pigmentos, clique aqui

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

Purgando a lã
Por Urucum Ecoprint | 28 de maio de 2022

Purgando a lã.

magnifiercross