Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Impressão botânica – Conceitos Básicos

Para poder realizar uma obra de arte, primeiro é preciso de familiarizar com as tintas e pinceis... o básico em impressão no algodão está neste post.
Impressão botânica em celulose

Como eu já falei anteriormente, fiquei um bom tempo sem atualizar este site, mas havia um bom motivo para isso. Eu estava investindo e estudando em técnicas de impressão botânica. Fiz alguns cursos para aprimorar e tenho conseguido ótimos resultados.

A impressão botânica em algodão e o couro são os meus maiores desafios. Seda foi fácil e muito gratificante. Mas tecidos a base de celulose são os mais difíceis de se obter cores firmes e fortes em uma impressão botânica.

A primeira coisa que se deve aprender em tingimento natural e impressão botanica, é que as fibras de celulose são diferentes. Elas não possuem qualquer tipo de afinidade por pigmentos ou por mordentes, então elas devem ser preparadas antes, retirando-se quaisquer tipo de ceras ou sujeiras antes de se iniciar o processo. ( leia o artigo sobre Purga antes de tudo).

Outro fator que afeta muito a qualidade da impressão é a qualidade da fibra. Tecidos de alta qualidade, com fibras finas , bem batidos, são mais fáceis de aceitar cores que tecidos baratos e de qualidade duvidosa. É mais fácil imprimir linho, cambraia de linho, percal, do que tricoline ou algodão cru. Quanto mais rudimentar o tecido, pior ele será para imprimir.

Então você já sabe o básico para começar. Conseguiu um bom pedaço de tecido a base de celulose para iniciar seus estudos. Fez a purga recomendada e agora quer imprimir. Vamos lá :

Seu tecido já esta lavado e pronto. O mais fácil é iniciar com os taninos. Os taninos é que irão criar uma ponte entre o tecido, o mordente e os pigmentos. Há meios de se tingir ou imprimir sem eles, mas já é um método mais avançado. Você pode adquirir taninos já prontos na internet ou fabricar o seu com cascas de eucaliptos ou de cascas de romãs secas. Deixe seu tecido em uma solução aquecida , a base taninos , de cerca de 10% a 30% do peso do tecido. Teste o seu tanino em varias concentrações. Você poderá deixar o tecido nessa solução por uma hora, duas horas ou ate um dia inteiro. Então retire o tecido, e enxague levemente . Torça o tecido. Assim você se livra dos taninos que não grudaram na fibra.

Agora é hora de mordantar. Coloque seu tecido em uma solução aquecida de acetato de alúmen ou simplesmente alúmen, com cerca de 15% do peso do tecido. Deixe o tecido nessa solução por pelo menos uma hora. O alúmen vai aderir ao tanino. Enxague levemente e torça para retirar o excesso de agua.

Por sobre um plástico, estenda o tecido . Estique bem para não deixar pregas. Coloque suas folhas e flores sobre o tecido. Você pode deixar suas flores e folhas banhando em agua com ferro antes, por cerca de meia hora, antes de colocar sobre o tecido.

Agora é a hora da manta ou cobertor. Pegue um tecido velho, pode ser uma camiseta, um lençol, molhe bem e torça. Mergulhe então em uma solução de agua com ferro, com cerca de 1,5% do peso do tecido. Coloque essa manta por cima da sua obra de arte. Coloque um outro plástico por cima. Enrole o tecido fortemente em um cano ou pedaço de bambu. Pegue tiras de tecido e enrole este tubo muito forte. Forte mesmo.

Leve seu tubo para o vapor e deixe lá por pelo menos 1 hora e meia. Pode ser mais tempo. Depois retire do vapor, deixe esfriar e abra. Você tem uma obra de arte única.

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Elaine Fátima Carbonari Pereira
Elaine Fátima Carbonari Pereira
12 horas atrás

Olá!
Fiquei muito feliz ao ler este texto, nele encontrei uma série de informações valiosíssimas para o meu rudimentar fazer da impressão botânica.
Como é rico o contato com novos conhecimentos e a possibilidade de melhorar aquilo que fazemos.
Acompanho seu trabalho no Instagram, sua arte é maravilhosa e única.
Grata

Ariadne Carone
Ariadne Carone
Admin
Responder a  Elaine Fátima Carbonari Pereira
3 horas atrás

Obrigada Elaine ! Fico muito grata com suas palavras ! A impressão botânica é uma arte que encanta , mas que exige muitos estudos e técnicas ,que me fazem evoluir sempre . Grande beijo !

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

magnifiercross