Impressão e tingimento com tons de verde
Um dos desafios que tenho encontrado é o de imprimir cores vivas , limpas, com margens definidas e veios bem marcados. Não tem jeito, vou ter que comprar algum curso para isso …rsss
Aqui nestas fotos temos dois tecidos: um viscolinho e um tricoline com elastano. Usei o tricoline como manta , molhando nos taninos . Coloquei tanino em pó ,comprado na internet, cerca de 1 colher de sopa, dilui em cerca de 2 litros de agua e coloquei o viscolinho que foi mordantado com alumen previamente.
A cambraia coloquei por baixo, também mordantada. Coloquei as folhas que ficaram cerca de 3 horas em agua com sulfato de cobre e tanino . E borrifei por cima o sulfato de ferro com um spray. Coloquei cerca de 1 colher de chá de sulfato em 400 ml de agua, mas não pesei ( ok, estava ansiosa para fazer a estampa, pulei etapas).
O resto foi tudo igual ao de sempre, com vapor por 3 horas.
Quando abri, odeiei o resultado. Estava muito machado. Então fiz um caldo de cascas de cebola , bem forte, e banhei os tecidos nele. O resultado? Um verde oliva espetacular, forte, tipo militar.
As fotos não fazem jus à cor linda que ficou. Ficou uma estampa linda, que usarei para fazer uma bermuda para meu marido com o viscolinho. O tricoline dei de presente para minha mãe, que amou a cor, pois ficou tão brilhante que parecia seda.