O Processo – Novos testes
Em meu post anterior eu falei sobre as novas técnicas que aprendi. Ai resolvi fazer um “mix ” de técnicas, de quatro formas diferentes.
Todos tecidos foram mordidos com um mordente que leva alúmen, carbonato de cálcio, ferro e vinagre. Dois deles receberam mantas de tanino ( usei manta de bidim), um por cima e outro por baixo. Dois deles foram com a técnica de sanduiche de papel, com tanino e ferro e apenas taninos.
Todos os tecidos são viscolinho e foram banhados em leite de farelo de trigo.
A seguir , os resultados.
Teste 1 : Manta de tanino sobre tecido
Teste 2 : manta de tanino sob o tecido
Teste 3 : sanduiche de papel com taninos
Teste 4 : Sanduiche com tanino e ferro no papel e nas folhas
Folhas usadas: Urtiga, picão, mamona, samambaia, pinus, mamão , uma folha estranha que não sei o nome, cosmos, crajiru e outras que não me lembro. Flores: onze horas, cosmos , hibisco, ipê de jardim e mais alguma que possa ter esquecido.
Olá Ariadne. Sou artista visual e novo nesse processo de impressão com plantas que estou pesquisando para meu mestrado. Encontrei o seu site e estou encantado com seu trabalho e sua pesquisa. É tudo muito lindo! Fiquei curioso sobre essa técnica de sanduíche com papel. Teria como explicar um pouquinho mais? Tanino e ferro juntos no papel e nas folhas? Tudo de bom e um abraço pra vocês.
Oi Antônio ! Que bom que gostou . O papel pode vir por baixo e/ou por cima , com ferro . O tanino uso em um tecido sobre o tecido alvo . Em breve estarei colocando um curso em pdf que estou montando , explicando a técnica direitinho !