Projeto 5- Blusa para minha mãe
Este é meu maior projeto.
Tudo começa com um lindo pedaço de 1,50 de cambraia de linho puro, adquirido na Maximus tecidos. Ele foi lavado com detergente especial por 1 hora ( receita do detergente aqui), enxaguado e seco. Peso: 221 g.
Foi colocado em agua , deixado de molho por 12 horas.
No dia seguinte, foi fervido com alumen, 10% do peso da fibra. ( 22 g) e deixado por 24 horas neste liquido
Enquanto esfriava, moí cascas de eucalipto que coletei na rua. Foram 220 g de cascas, acrescentei 5 litros de agua, 100 ml de álcool e deixei fervendo por 1 hora. Coei e guardei em um galão.
No dia seguinte, hora de imprimir.
Achei um lençol velho que estava guardado no guarda roupas, cortei do mesmo tamanho do tecido de cambraia e mergulhei em uma solução que continha
- 50 ml do liquido de cascas de eucalipto
- agua
- um chá feito com 50 g de catuaba
- 1 colher de chá de sulfato de cobre
O lençol velho ficou ali por cerca de 1 hora e chupou toda aquela cor .
As folhas todas foram colocadas em uma bacia com agua, 50 ml do liquido de eucalipto e uma colher de sulfato de cobre. La ficaram por cerca de 6 horas.
As folhas foram secas em papel toalha e distribuídas sobre a cambraia.
Vaporizei agua com sulfato de cobre, uma colher de café.
O tecido embebido colocado por cima e enrolado. Vapor por 3 horas e aberto no dia seguinte. Como ele não adquiriu a cor que eu esperava, banhei novamente em uma solução de crajiru com catuaba , até chegar ao tom que eu queria.
Eis o resultado:
A partir dele confeccionei a blusa que dei de presente para minha mãe.
Mas a maior surpresa que tive foi com o lençol velho. De alguma forma, ele “roubou” as cores das folhas e imprimiu com tal perfeição, que será usado em algum projeto posterior.
Os resultados mostro no próximo post