Receitinhas para quem ama colorir
As vezes uma ajudinha vai bem, afinal, quem não gosta de achar informação básica para começar ?
Aqui coloco algumas pequenas receitinhas para quem esta começando a se apaixonar por este mundo colorido. Só não se esqueça de morder antes, corretamente e da forma indicada para o tipo de tecido que vai colorir. Mas tem tudo no blog, basta você se aprofundar nele…
Açafrão : Utilize 50% de açafrão da terra ( cúrcuma) em relação ao peso do tecido que deseja tingir para obter um tom de amarelo luminoso (ex.: tecido de 100g = 50g de Cúrcuma). Macere com álcool (20ml de álcool para 50g de pó) e deixe ferver por 40 min. Coe este líquido e retorne-o para a panela com o tecido, mexendo sempre para evitar manchas. Se desejar tons mais intensos, aumente a proporção.
Jatobá : Utilize 50% de Jatobá em relação ao peso do tecido que deseja tingir para obter um tom de castanho médio (ex.: tecido de 100g = 50g de Jatobá) e deixe ferver por 40 min. Coe este líquido e retorne para a panela com o tecido, mexendo sempre para evitar manchas. Se desejar tons mais intensos, aumente a proporção. Para alterar os tons, adicione vinagre ou bicarbonato de sódio ou ferro. Teste antes separadamente.
Erva Mate : Utilize 30% de Erva Mate em relação ao peso do tecido que deseja tingir para obter um tom de amarelo esverdeado (ex.: tecido de 100g = 30g de Erva Mate) e ferva por 40 min. Coe este líquido e retorne-o para a panela com o tecido, mexendo sempre para evitar manchas. Se desejar tons mais intensos, aumente a proporção. ( esta aqui vou ficar devendo a foto…não testei ainda ) .
Urucum : Utilize 50% de Urucum em relação ao peso do tecido que deseja tingir para obter um tom de laranja médio (ex.: tecido de 100g = 50g de Urucum). Macere as sementes com álcool (20ml de álcool para 50g de sementes) e ferva por 40 min. Coe este líquido e retorne-o para a panela com o tecido, mexendo sempre para evitar manchas. Se desejar tons mais intensos, aumente a proporção. Também é possível alterar os tons com os modificadores.
Crajiru Utilize 50% de Crajirú em relação ao peso do tecido que deseja tingir para obter um tom de vermelho (ex.: tecido de 100g = 50g de Crajirú) e deixe em banho quente por 40 min. Coe este líquido e retorne-o para a panela com o tecido, mexendo sempre para evitar manchas. Se desejar tons mais avermelhados, aumente a proporção e use modificadores para alterar o tom . Nestas lãs usei 50% do peso.
Agora a dica de ouro: Receita de um mordente secreto, que muitas não sabem e nunca ouviram falar. Este mordente é o mais perfeito que você pode achar para fazer em fibras de algodão e linho: Acetato de Alumínio. Confesso que fiquei na duvida se o colocaria aqui ou não, pois é o segredo do sucesso em fibras de celulose. Mas você merece. Mas não conte para ninguém.
Em um recipiente pequeno, coloque um pouco de agua e 18% do peso da fibra de alúmen. Aqueça para dissolver bem. Transfira para um recipiente maior onde colocou água a 60 °C suficiente para a fibra nadar livremente. Agora dissolva da mesma forma 16 % de Acetato de Sódio , dissolva bem e adicione ao liquido onde já colocou o alúmen. Deve borbulhar um pouco , não se assuste. Só garanta que o recipiente é grande o suficiente para não transbordar. Agora coloque o tecido que já foi preparado com tanino antes, nessa solução, mexendo de vez em quando. Deixe nela por 1 a 2 horas, sem aquecer. Depois torça e enxague levemente antes de colorir.