Sexto projeto- imprimindo usando taninos
Andando por ai, outro dia me deparei com diversas cascas de eucalipto no chão. Estão em época de troca de pele, penso eu. Olhando melhor para elas, notei a intensa cor vermelha delas, e resolvi colher algumas para fazer testes de cor.
Como gosto muito de pesquisar, descobri que as cascas de eucalipto possuem cerca de 10 a 17% de taninos em seu peso seco…o que me fez pensar. Se tem taninos, reagem com ferro. Então posso tentar usa-las para imprimir folhas que não tem taninos.
Colhi 177 g de cascas. Quebrei-as em pedacinhos pequenos e coloquei tudo para cozinhar em cerca de 5 litros de agua por cerca de 2 horas. A cor intensa que elas soltaram me deixaram impressionada. Mas resolvi usa-las com outro proposito.
Depois de ferver por uma hora, deixei esfrarem na panela ate o dia seguinte. Naquele liquido vermelho intenso, acrescentei 1 colher de sopa de sulfato de cobre e deixei ali varias folhas, absorvendo aquele liquido por cerca de 6 horas .
Então, peguei uma blusa que fiz com um lençol velho de linho, ja lavada e mordida com alúmen, e distribui as folhas sobre ela.
Eis o resultado, já lavada .
Muy bueno tu blog. Gracias por compartir.
Obrigada Elena ! tento manter atualizado o maximo que posso !