Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Testando novas técnicas de impressão botânica

Passo a passo de uma técnica de impressão botânica.

Passo a passo é difícil alguém ensinar, pois esta arte é difícil e rende muito lucro a quem ensina. Mas vou tentar passar aqui um passo a passo para ajudar aquelas que assim como eu , buscam informações sobre impressão botânica.

( Edit em 2021: Essa descrição é como fiz esta primeira peça impressa e baseada em informações que tinha na época e não em uma técnica propriamente dita. Hoje em dia consigo resultados muito melhores e mais definidos usando técnicas mais elaboradas e aprendidas.)

Para finalizar, veja o projeto que fiz com estes tecidos ao final de tudo, clicando neste link.

1- Purga

Primeira parte a ser feita, extremamente importante. Lavar a fibra. E não é uma lavadinha não. É lavar mesmo. Para isso, vou colocar aqui o sabão que usei, receita gentilmente cedida pela Vanessa, do Pano da Terra.

  • Sabão para purga:
    • 200 g de sabão de coco em barra puro
    • 50 ml de álcool
    • 3 colheres de bicarbonato de sódio
    • 3 litros de agua
    • gotas de essência de sua preferencia ( não oleosa)
    • Rale o sabão e adicione na agua fervendo. Mexa até dissolver e adicione o álcool e o bicarbonato ( dica: use uma panela beeeeeem maior, pois vai derramar quando colocar o bicarbonato. Ferve tudo e sobe ! ) Mexa alguns minutos, desligue o fogo e reserve . Depois de frio adicione a essência. Coloque em um galão para usar varias vezes.

A purga : Uso do detergente: 10 ml de detergente para 1 litro de agua . Ferva a agua com o detergente e adicione a fibra. Ferva por 1 hora. Enxague em agua morna . Retire muito bem o sabão. Essa parte eu fiz na maquina de lavar roupas, para garantir enxague perfeito. Deixe secar.

2- Pesar: depois que seu tecido estiver seco, deve ser pesado . Não pese antes de purgar pois o peso será outro. Anote o peso.

3- Molhar: Agora vem a parte legal: preparar a fibra para fazer o que quiser. Para isso, mergulhe em agua limpa, por pelo menos 8 horas. Ela tem que hidratar bem.

4- Morder: Em uma panela grande, adicione agua suficiente para a fibra nadar livre. Ferva e adicione 10% do peso de sua fibra de alúmen , diluído em agua quente. Adicione sua fibra, ferva por 1 hora mexendo de vez em quando e desligue o fogo. Deixe esfriar nessa agua por mais 8 horas no mínimo. Observe que estou falando sobre fibras VEGETAIS . Fibras ANIMAIS tem processo diferente.

5- Preparando o material de impressão.

  • sulfato de ferro OU sulfato de cobre , também são mordentes, feitos com 1% do peso da fibra. Para cada 1 g do sulfato, coloque 500 ml de agua morna. Eles poderão ser usados de varias formas, mas vou descrever apenas a técnica que utilizei.
  • Fiz as duas soluções em recipientes separados. E um terceiro com agua com vinagre. Em cada um deles coloquei folhas de eucalipto, goiaba, amora, indigofera sufruticosa, carriola dos balões ( parente da videira ), margaridão ( flor), folhas de crajiru. Algumas folhas de eucalipto estavam no chão e tinham pulgões grudados. Tudo ficou de molho por cerca de três horas.
  • Você pode tentar também deixar em uma solução com acido tânico, pois ele reage com ferro, mas não testei isso ainda

6- Imprimindo

  • retire o tecido da agua com alúmen, esprema sem torcer e estique sobre um plástico, com um papelão embaixo dele.
  • usando luvas , retire as folhas uma por uma, secando cada uma delas antes de colocar sobre o tecido. Coloque com os lados de baixo ( da lua ) para baixo ou alterne, para ver como fica.
  • Pegue um pouco do liquido do sulfato de ferro e coloque em um borrifador . Borrife um pouco em todo tecido.
  • Cubra totalmente com plásticos e martele todas as folhas com um martelo de borracha
  • Enrole fortemente em um cilindro ( madeira ou metal. Usei plástico também e deu certo ) e depois de enrolado, amarre com uma tira de tecido bem apertada.

7- Ferver

Coloque sobre uma peneira de metal, dentro de uma panela, com tampa, sem tocar a agua, que ja deve estar fervendo. Deixe por pelo menos 1 hroa e meia. Eu deixei ferver por 2h e meia. Desligue o fogo e deixe esfriar. Pode abrir

8- Neutralizar

Antes de mais nada, o sulfato de ferro é acido. Então dissolva 1 colher de sopa de bicarbonato na agua e mergulhe o tecido por cerca de 5 min. Agora lave em agua. Não use sabão ainda. Apenas depois de uma semana pode lavar.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

magnifiercross