Segundo Projeto: Macaquinho com Estampa Botânica
Meu segundo projeto é ambicioso: um macaquinho feito de tricoline de algodão, tingido por mim mesma. Desta vez optei por primeiro tingir o tecido. Vou confeccionar o macaquinho com ele depois . Primeiro pensei em uma pantalona, mas acho que o macaquinho vai ficar mais bonito. Mas pode ser que faça uma blusa. Ainda vou ver isso.
Tecido : tricoline 100% algodão. Peso após lavagem: 278 g
Técnica de tingimento:
Tecido lavado com água e sabão liquido habitual. Depois de lavado e seco, pesado. E então deixado de molho em agua limpa por 24 horas.
Mordente: alúmen de potássio. Peso: 28 g Fervido durante uma hora com o tecido molhado. Deixado de molho por toda noite, completando mais de 12 horas. Após este tempo, lavado com água e torcido .
Tintura:
Cascas de pinhão abertas , cerca de 250 g de cascas, fervidas em água limpa por 1 hora. Peneirada a mistura, o liquido foi colocado em uma panela grande inox com o tecido mordido e molhado. Para dar uma cor mais alaranjada, acrescentei 30 g de urucum em pó. Fervido por 50 min, acrescentei cerca de 3 colheres de sopa bem cheias de bicarbonato em pó e deixei fervendo por mais 15 min.
Retirei o tecido da água e lavei na máquina de lavar com detergente neutro. Sequei e passei a ferro . Notei algumas manchas amareladas, lavei de novo com sabão liquido e não houve alteração da cor , as manchas continuaram la . Foi quando vi que o urucum de supermercado possui ingredientes que não são urucum, provavelmente o motivo das manchas…
Foi assim que resolvi fazer minha primeira impressão botânica…
Estendi o tecido ainda úmido sobre a mesa e polvilhei cúrcuma, cascas de cebolas e grãos de urucum que estavam guardados, achados na mata. Dobrei todo tecido , amarrei e coloquei no vapor por 1 hora. Após esfriar, abri e bati bem para tirar o grosso dos corantes. Deixei estendido à sombra por 4 dias.
Depois deste tempo, passei a ferro com bastante vapor e cuidadosamente. Em seguida lavei o tecido com sabão liquido para roupas , na maquina mesmo. Deixei o tecido estendido à sombra , por 1 semana, para obter a “cura ” . Passei a ferro.
Depois de 15 dias, as cores escureceram e eis os resultados:
Agora é fazer o molde e costurar !