Testando a impressão botânica em seda – primeiros testes
Nenhum tecido me fascina mais do que a seda. Desde pequena, adoro o toque frio e suave da seda pura. Um tecido que me fascina, pela leveza e resistência. E agora pela capacidade de imprimir .
Testando a impressão botânica em seda
Primeiro temos que falar sobre a seda. As fibras dos fios de seda são feitas de proteínas. Elas se constituem de um fio duplo na verdade, unidas por uma substancia amorfa chamada sericina. Se a sericina não é retirada, a seda é de uma cor meio mate, e meio áspera. Ela deve ser retirada para termos um tecido branco e macio. Este processo de chama ” degumagem “
A organza de seda é feita de uma seda que não foi ” degumada”. Portanto ela será tingida com cores menos intensas. Ja o Habottai foi totalmente “degumado” e trará as cores mais vividas.
Dessa forma, a seda deve passar pelo processo de ” degumagem ” antes de ser mordida .
A seda é um fio muito delicado e não suporta altas temperaturas. Mas ela é bastante tolerante a alcalinidade e um pouco menos à acidez, podendo receber qualquer tipo de mordente.
Aqui seguem dois testes que fiz , meus primeiros testes em seda,
Esta foi impressa com uma manta central de cochonilha. Flores de cosmos e hibiscos , folhas de cosmos e crajirú.
Já nesta seda usei a técnica de resistência, tingindo o tecido antes com Crajirú e depois colocando folhas que ” roubam” a cor, como seriguela e trevos. As flores de cosmos deram o destaque à estampa.
E como se faz a degumagem ?
A defumarem é o processo de limpeza da seda e deve ser feita em sedas que você não sabe se foram bem degumadas antes, pois caso ainda existe sericina nela, ela ficará manchada .
Para isso, coloque em uma panela de agua um pouco de detergente . Aqueça ate 90 graus Celsius e mantenha nessa temperatura por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando. Então retire a seda dessa panela e coloque em outra panela, na mesma temperatura para enxaguar. Não coloque em agua fria no processo, pois caso exista ainda sericina na sua seda, ela irá grudar na seda com o choque térmico, e não será mais possível retira-la.
Deixe esfriar dentro dessa segunda panela e apenas depois de fria retire, enxuga novamente em agua a temperatura ambiente e ela estará pronta para receber seu mordente preferido.