Amoras
Tingir com amoras parece algo divertido, já que estamos na época dessas frutinhas deliciosas e invariavelmente ficamos com as roupas manchadas ao nos sentarmos debaixo de um arbusto delas para nos deliciarmos com seu sabor.
Hoje foi dia de experiencias. Me deparei com um pé carregado na casa de um vizinho, que gentilmente me cedeu um saquinho de frutas. Parte delas virou geleia , mas uma pequena porção virou tinta.
Ha dois dias deixei dois pedaços de tecido ( linho e algodão ) mergulhados em água com leite dentro da geladeira para testes de proteinização e os aproveitei para esse tingimento. Depois de lavar em água corrente, mergulhei os pedaços de tecido em uma solução de casca de acácia vermelha, que havia deixado desde ontem de molho em água e hoje pela manha fervi por cerca de 1 hora. Deixei os tecidos mergulhados nessa solução de acácia por cerca de duas horas, em busca de seus taninos. Lavei em água corrente e mantive os tecidos molhados.
As amoras: cerca de 20 gr de amoras foram colocadas a ferver em trituradas com o mixer. Deixei fervendo por cerca de 40 min. Então coei o liquido em um tecido fino sintético e voltei o liquido para a panela, onde deixei os tecidos fervendo por mais uma hora.
Retirei os tecidos e os lavei com detergente neutro. Sequei-os estendidos sobre uma folha de papel toalha pois ao coloca-los presos no varal com um pregador de madeira começaram a mudar de cor.
Depois de secos, ficaram assim:
Então coloquei uma amostra de cada tecido em uma solução fervente de sulfato de cobre , mergulhando por dois segundos. O resultado imediato ficou espetacular . Lavei em água com detergente neutro e sequei.
Após seco, ficou assim:
Depois de um tempo passei a ferro. Ficaram lindos. Amei os resultados .
E a geleia ? Ficou assim!