Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

As Fibras Ideais

A primeira pergunta que me fiz ao começar a desvendar o mundo do tingimento natural, é se poderia tingir qualquer […]
How to Make Mordants for Natural Dyes - DIY | Natural dye fabric ...

A primeira pergunta que me fiz ao começar a desvendar o mundo do tingimento natural, é se poderia tingir qualquer tecido.

A resposta foi : Não.

Apenas tecidos de origens vegetais ou animais podem ser tingidos de forma natural. Esses tecidos tem fibras microscópicas, que se abrem ao serem preparados, e assim os pigmentos podem penetrar entre essas fibras e ficarem “presos ” na sua trama microscópica.

Você pode tingir qualquer tecido natural, papel, fios, mas se eles contiverem fibras sintéticas, ficará manchado. As fibras sintéticas são incapazes de incorporar esses pigmentos .

Os tecidos e fios se dividem basicamente em Vegetais e Animais

Dentre as fibras vegetais, podemos destacar o algodão , o linho, o cânhamo e o Rami. E dentre as animais, temos a seda, a lã pura de ovelha, a lã pura de alpaca e o mohair ( mohair é um tecido ou fio, feito a partir dos pelos da cabra Angora. Durável e resiliente, possui um alto brilho , recebendo o apelido de “Diamond Fiber”. Freqüentemente é usado em misturas de fibras, para adicionar essas qualidades ao têxtil e tinge excepcionalmente muito bem).

As fibras naturais, em seu estado mais puro e cru , são as ideais para serem tingidas. Quanto mais branqueadas forem ,menos cor irão incorporar. As fibras crus enriquecem as cores naturais das fibras e assimilam melhor as cores . Porém existem muitas fibras chamadas ‘eco-fibras”, como bambu, raion, viscose, tectel, que para virarem tecidos são submetidas a intensos processos químicos para se transformarem em tecidos. O mesmo acontece com as fibras de materiais reciclados, feitas a partir de sucatas têxteis . Essas fibras podem ate ser ecológicas e reduzirem o lixo, mas contém resíduos químicos e podem apresentar os mesmos problemas que as fibras sintéticas. Mas geralmente tingem e até imprimem bem.

O tipo de fibra que você vai tingir também influencia muito nos resultados, e necessitam de diferentes tipos de mordentes .

Nos próximos posts vamos aprender como fazer os mordentes para cada tipo de fibra. Vamos começar com os mordentes para fibras vegetais .

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

Pigmentos Naturais Vermelhos- onde encontrar
Por Urucum Ecoprint | 29 de jun de 2022

Pigmentos Naturais – Tons de Vermelho

magnifiercross