Casca de Cebola
Cebolas marrons e vermelhas são clássicas na culinária e facilmente encontradas por ai. Elas fornecem cores surpreendentes sem muito esforço, não necessitando um mordente para fixar a cor.
As cebolas de casca marrom nos brindam com cores amarelas, ocres, marrons a até laranja. Já as de cascas vermelhas nos fornecem tons mais fortes e as duas juntas criam tonalidades multivariadas e vibrantes.
Se mantidas sem ferver, podemos obter tons mais amarelos. Quando fervidas, os tons se tornam mais ricos em laranja queimado e tons de ferrugem.
Junte as cascas de sua cozinha ou as consiga em mercados, feiras e com amigos .Guarde-as em local seco, apenas tendo certeza que não ha resíduos de cebola nelas, pois irão desprender um odor nada agradável.
Técnica :
- Mordente: As cebolas não precisam de mordentes, mas você pode usa-los para deixar as cores mais intensas e vibrantes, Use aquele que se adequar melhor à sua fibra.
- Quantidade: Você pode usar 50% a 100% do peso da fibra. Em geral 50% é suficiente.
- Como fazer: Apenas ferva as cascas por 30 min ou deixe-as em água quente de molho . Não é necessário cortar ou picar as cascas. Após colorir a água, coe as peles e use a água corada.
- Dicas : Para uma cor mais quente, levemente esverdeada, ferva o tecido no corante por 30 min . Cores mais pálidas podem ser conseguidas em um segundo banho. Caso deseje tons mais amarelados, deixe o tecido dentro de um grande frasco de vidro , onde possa de mover livremente no liquido corado, tomando sol por 1 ou 2 dias.
- Modificadores: Acido: altera o tom para amarelo alaranjado . Alcalino altera para verde .
- Finalização : Enxague em água morna, lave com sabão neutro e enxágue de novo. Seque à sombra.
Como eu fiz:
Para minhas amostras usei dois pedaços de linho puro. Já havia feito os banhos no dia anterior com o mordente de alúmen de potássio, na quantidade de 10% do peso das fibras.
Usei apenas cascas de cebolas marrons. Coloquei as cascas em água fervente , fervendo-as por 1 hora. Após este tempo, retirei as cascas e coloquei a primeira amostra de tecido, fervendo-a por 30 min.
Após este tempo, retirei o tecido da água e metade da água colorida, colocando tudo em um vidro, por 24 horas. No restante da água da panela , coloquei a segunda amostra. Adicionei suco de 1 limão e cerca de 2 colheres de sopa de vinagre. Deixei no fogo mais 15 min apenas. E em seguida coloquei tudo em outro vidro, onde descansaram por 24 horas.
No dia seguinte, retirei dos frascos e lavei tudo com detergente de cozinha. Não houve alteração da cor com a lavagem, o que indica que esta bem fixada. Deixei secar à sombra e depois passei a ferro.
Comparando as duas:
Considerações
Acredito que alguns fatores possam ter influenciado nas cores obtidas:
- Acidez da água . A água de minha casa tende a ser mais acida que neutra. Ao adicionar o vinagre e o limão, talvez devesse ter colocado um pouco mais . Observe que a segunda amostra é discretamente mais esverdeada que a primeira. Mas a primeira definitivamente não tende para o laranja.
- Manchas pode ser por diversos fatores, entre eles o fato de que minha panela era muito pequena para a quantidade de tecidos que coloquei. Talvez não tenha sido capaz de mover da forma correta. Outro fator é que esse tecido era de um lençol velho de linho, que estava muito engomado. Talvez minhas lavagens não tenham sido suficientes para retirar toda goma.