Parcele em 6x sem juros ! Frete Grátis para todo Brasil em pedidos acima de R$500,00 ( exceto pigmentos )
Cadastre-se.
Logotipo Projeto Urucum

Mordente para Fibras Celulósicas – Passo a Passo

Para morder tecidos a base de celulose, são necessários alguns passos :
Learn Where Does Cotton Come From - AanyaLinen

Algodão e Linho são os mais comuns aqui no Brasil . Temos de varias espessuras, gramaturas, desde o material cru até o alvejado. Você pode escolher qualquer um deles, sabendo que cada um terá um comportamento e um resultado mais diferente ainda.

Para tentar “padronizar” seus resultados e os tornar possíveis de serem repetidos, sugiro que faça um livro de anotações , onde colocará para cada teste, uma amostra do que fez, com diversos dados importantes.

Para começar, identifique o tipo de tecido que vai usar e o peso total dele . Sim, é preciso uma balança de precisão , dessas de cozinha. Só que antes de mais nada, você deverá fazer a purga desse tecido, pois pesar antes dela pode dar muita diferença. ( veja o meu artigo sobre purga clicando aqui)

As fibras vegetais necessitam mais processamento que as animais para se atingir a cor desejada, pois na maioria das vezes se parecerão pálidas , a menos que se faça a mordagem corretamente. Elas resistem à coloração e quanto mais branqueamento tiverem sofrido, mais difícil será. A boa notícia é que elas resistem bem a altas temperaturas e a choque térmico, o que não acontece com as de origem animal.

Primeiro passo: lavar.

Qualquer tipo de sujeira em sua fibra pode ser a causa de seu erro. Você terá que lava-la antes de qualquer coisa . Caso contrario, vão surgir manchas irreversíveis. É importante que as fibras possam se mover livremente dentro do recipiente, então use um bem grande. Para saber como fazer veja a matéria sobre purga aqui. Uma receita de detergente para purga pode ser vista neste link clicando aqui

Segundo passo : Enxaguar e Secar

Com o tecido já lavado, enxague bem e deixe secar.

Terceiro Passo: Pesar

Você terá que pesar as fibras , seja um rolo de linha ou o tecido que irá confeccionar ou a amostra de tecido ou ate mesmo a roupa já pronta. Para isso use uma balança de cozinha que seja de qualidade, com variação de 1 g no máximo. Anote o valor em seu caderno de notas . Se for guardar para usar depois, anote o peso em um papel e cole no pacote onde vai guardar a peça.

Quarto Passo: Molhar

Agora que suas fibras estão limpas e pesadas, você deverá deixa-las de molho em água limpa por no mínimo 1 hora, mas se puder, deixe por 8 horas. Com isso, as fibras incham e suas escamas se abrem, o que permitirá que o mordente consiga penetrar melhor nelas.

Quinto Passo: Pré – Morder

A grande maioria das fibras vegetais precisa do pré -mordente para poder absorver as cores. Os mordentes também intensificam as cores, deixando-as mais brilhantes e vivas, mas eles só irão se fixar ao tecido de celulose com uma ajudinha do pré mordente. Existem vários tipos de pré- mordentes e você deve escolher o que melhor de adapta ao seu objetivo.

Você pode usar pré – mordentes a base de acido tânico , que podem ser extraídos de galhos da acácia negra, carvalho , castanhas, eucalipto, romãs e uma infinidade de outros taninos . Eles podem ser facilmente encontrados na internet, mas você pode fabricar os seu próprio tanino em casa. Procure por tanino em pó ou acido tânico em pó. Eles podem deixar suas fibras levemente com tons de bege, pois também tem pigmentos em sua maioria.

Em media você deve usar de 10 a 20% do peso da fibra para pré morder. Dilua seu tanino em um pequeno recipiente de agua quente, depois coloque o tanino diluído em uma grande bacia de agua quente e dilua bem. Depois coloque o tecido já molhado dentro dele e deixe por algumas horas, no mínimo uma hora.

Sexto Passo : Morder

Depois de pré morder o tecido, esta na hora de morder . Use o alúmen de potássio na proporção de 10 a 20% do peso da fibra. Dissolva em uma pequena quantidade de agua quente, depois adicione em sua grande panela cheia de agua quente, mexa bem e adicione o tecido. Você pode ferver por 1 hora ou apenas deixar nessa agua bem quente por cerca de 2 horas, sem ferver.

Depois desse tempo, seu tecido esta pronto para ser tingido. Mas não deixe secar, pois perderá todo seu trabalho.

Palavrinha sobre os taninos:

Pure Mimosa Tanning Extract at Rs 12500/kg | Wattle Extract | ID ...

Os taninos são substancias que irritam bastante a pele, então sempre vista luvas ao manipular os tecidos mergulhados nele. Você pode encontrar taninos em lojas de curtume, no Mercado Livre, ou fazer seu próprio tanino com cascas de eucaliptos ou de romãs secas. Porém neste caso, você não saberá qual a quantidade de tanino que esta usando, já que é uma solução liquida e não um pó que poderá medir.

Os taninos tem cor, então saiba que eles irão alterar um pouco a cor do seu tingimento.

Ao retirar sua fibra do banho de tanino, você deverá somente enxaguar de leve e torcer o tecido antes de colocar no mordente.

Não use ferro como mordente ao usar tanino. Ele ficará preto pela reação química.

Para saber mais sobre mordentes, veja os próximos artigos:

Mordentes Minerais

Mordentes à base de Plantas

Mordentes especiais

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Ângela Maria Cunha
Ângela Maria Cunha
1 mês atrás

Adorei! Obrigada.

Ariadne Carone
Ariadne Carone
Admin
Responder a  Ângela Maria Cunha
1 mês atrás

Legal ! Fico muito feliz !

Conteúdo relacionado

Corantes Naturais amarelos vivos
Por Urucum Ecoprint | 20 de out de 2022

Corantes Naturais -Amarelos Vivos

As cores da catuaba
Por Ariadne Carone | 1 de out de 2022

As Cores da Catuaba

Pigmentos Naturais Vermelhos- onde encontrar
Por Urucum Ecoprint | 29 de jun de 2022

Pigmentos Naturais – Tons de Vermelho

magnifiercross