Impressão Natural – Processo Básico
O tingimento natural é um método maravilhoso para se criar estampas únicas e exclusivas, desenvolvido pela artista têxtil India Flint . Com a mesma técnica usada para colorir ovos, ela descobriu que corantes vegetais poderiam criar impressões diretas, usando flores frescas, folhas e outros materiais encontrados na natureza. A impressão acontece quando a planta transfere sua cor para o tecido, criando padrões que podem ser obtidos por diferentes tipos de dobras.
A primeira coisa que você precisa saber é que o resultado é sempre imprevisível. Flores podem criar padrões lindos e vibrantes, mas ao serem lavadas ou após o tecido secar, simplesmente desaparecem. Os tecidos que melhor tingem com esta técnica são os de origem animal, como a seda . Os de origem vegetal como linho e algodão, precisarão de um processo mais longo de mordagem e tingimento.
Materiais para o processo:
- Tecido já lavado e devidamente mordido
- Vinagre de cor clara
- Plantas – pétalas frescas, folhas, caules, frutos.
- Plantas secas ou extratos de corantes
- Cordas e elásticos
- Uma panela para cozinhar no vapor
- Um borrifador
- Potes de vidro ou sacos plásticos, para tingimento a frio
Exemplos de flores a serem testadas: utilize flores de cores vivas e escuras, como : Violetas, Iris, Pelargônio, Petúnia, Rosas vermelho escuras, Flore de milho, Margaridas, Flores de maracujá, Crisântemos, Gerânios.
Exemplos de partes de alimentos: casca de cebolas , cascas de berinjelas
Exemplo de corantes em pó: cúrcuma, curry, urucum
O processo
1- Primeiro passo:
Lave o tecido com água e sabão, faça a mordagem . Com a peça ainda úmida, ( se estiver seca, molhe primeiro ) abra todo tecido sobre uma mesa. Com um pulverizador, borrife vinagre até que esteja saturada. Vinagre de maçã é o ideal.
Espalhe os materiais sobre o tecido da forma que desejar. Deixe espaços em branco, crie formas, use a imaginação. Não se esqueça das bordas! Você pode também associar o corante em pó, criando áreas mais escuras alternadas com as folhas e frutos.
Pulverize tudo de novo, com vinagre.
Agora é hora de empacotar.
2- Segundo Passo: Empacotar
- Método Dobra Concertina:
Dobre o tecido como se estivesse fazendo um acordeon, para frente e para trás, em vai e vem, formando pregas ( como em uma saia plissada) . Então, no sentido do comprimento, dobre-o ao meio até que tenha um pequeno pacote quadrado. Outra forma é dobrar o tecido ao meio, ao meio de novo, e assim por diante, ate que não seja mais possível dobra-lo. A cada dobra, de uma borrifada com o spray de vinagre. A forma da dobradura , assim como a tensão das dobras, irá criar estampas diferentes. Então para saber o resultado, só testando mesmo.
Depois que o pacote esteja pronto, amarre-o firmemente com um elástico ou cordas. Você deseja que o material fique o mais perto possível da fibra.
- Método de Rolamento
Este método fornece um padrão de repetição mais linear. Começando em uma extremidade do tecido, enrole-o como uma salsicha com o material por dentro. Aperte bem a cada volta, para ficar um rolete bem apertado. Uma vez que o rolete esta pronto, agora gire-o para formar um caracol , bem apertado ou faça como no método anterior, dobrando-e ao meio ate não conseguir mais. Amarre firmemente.
Vamos Tingir
Existem algumas tecnicas para consguirmos as estampas. Como eu ja disse, o resultado pode não ser o que voce imagina e smplesmente sair algo completamente diferente .
1- Tingimento a frio:
Coloque o pacotinho dentro de um frasco de vidro com tampa e deixe fechado por várias semanas. Deixe pelo menos uma semana, caso não consiga aguentar mais para ver como ficou. Se surgir mofo , tire-o do vidro e deixe-o no vapor por 30 min e volte para o frasco.
2- Tingimento quente:
Deixe o pacotinho no vapor por pelo menos 1 hora, virando- o a cada 15 min. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois abra o pacote para retirar o “grosso” do material e siga para a próxima etapa.
3- Tingimento solar:
Coloque seu pacote em um pote de vidro e deixe-o em local onde receba sol por algumas semanas.
Pós tingimento
Abra o pacote e sacuda o tecido para retirar o material mais grosso. Pendure o tecido sem lavar , na sombra e deixe secar. Depois de seco, remova os últimos resíduos de material presos a ele e passe o tecido com um ferro a vapor , pressionando bem o ferro contra o tecido e liberando bastante vapor. Pendure novamente o tecido em uma área sombreada e deixe-o la para sofrer o processo de cura . Nesta fase você vai descobrir o que funciona e o que não funciona. Aqui você irá descobrir quais cores se fixam e quais desparecem, e como elas mudam seus tons com o passar dos dias.
Quanto maior o tempo de cura, mais as cores fixam ao tecido. Depois de umas semanas, lave-o à mão com água e sabão neutro.